Tecnologia para o homem do campo
Com o avanço da tecnologia, se faz cada vez mais necessário a conexão com a internet na região rural. Desde a produção agrícola até a agropecuária, a conectividade permite um grande aumento na produção e redução de custos.
O trabalho do homem do campo é essencial para a população em geral, e nós da Viananet garantimos a conexão de internet rural. Nossas porteiras estão abertas.
Quais tecnologias disponíveis na zona rural?
Existem várias opções de internet na região urbana, como fibra ótica, cabo coaxial, via rádio, rede móvel. Entretanto nem todas essas opções estão disponíveis em regiões mais afastadas.
Quando se trata de zona rural, a rede de fibra ótica, que é a mais veloz, não está disponível em todas localidades. Sendo assim a tecnologia mais comumente utilizada para a internet rural na fazenda é a via rádio ou a satélite.
Como funciona a internet via satélite
A internet via satélite funciona por meio de uma antena parabólica que se conecta a um satélite com orbita geoestacionária ou orbita baixa. O sinal de internet é recebido pela antena e transmitida para o roteador.
A transmissão via satélite se diferencia da tv via satélite, pois para o funcionamento da internet, é necessário transmissão e recepção, enquanto a tv via satélite, só é necessário a recepção.
No caso da internet via satélite a conexão geralmente tem um limite de uso, conhecido como pacote de dados. Embora o preço da mensalidade possa ser menor, dependendo do uso, o pacote de dados pode se esgotar rapidamente.
Como funciona a internet via rádio
Nós da Viananet trabalhamos com a tecnologia via rádio, a qual permite a conexão ao homem do campo. Embora a internet via rádio não alcance a velocidade da internet fibra ótica, ela é a mais indicada para a zona rural.
A transmissão da internet via rádio é conexão terrestre, ou seja, uso de torres de transmissão. Na casa do cliente é utilizado uma antena para recepção do sinal de internet e então é transmitido para o roteador wi-fi.
A conexão via rádio consegue se beneficiar com uma menor latência, devido à proximidade do transmissor em relação a internet via satélite, permitindo assim uma navegação mais responsiva. Além disso, com a tecnologia via rádio, pode-se ter velocidades rápidas de até 50 megas em áreas remotas.