Como melhorar o sinal do wi-fi na fazenda
Conectividade para o homem do campo
O agronegócio está a cada dia mais inteligente, sendo necessário o sinal de wi-fi em toda sua fazenda. Diversos dispositivos precisam de conexão com a internet, como energia solar fotovoltaica e monitoramento por câmeras.
Com o avanço da internet rural, uma dúvida que surge é como aumentar o sinal do wi-fi. Muitas vezes o sinal não chega em todos os dispositivos, e nem sempre a culpa é do roteador.
O que é área de cobertura do Wi-fi
A área de cobertura do wi-fi é a região onde você consegue utilizar a rede sem fio. O roteador gera uma rede wireless que se propaga de forma semelhante a uma bolha, se expandindo ao redor.
Conforme o usuário se afasta do roteador, o sinal no dispositivo vai ficando mais fraco, causando lentidão na navegação e falhas na comunicação.
Em alguns casos a rede wi-fi não chega em todos locais da fazenda, inviabilizando o uso da internet, sendo assim necessário um estudo para identificar a melhor solução para o problema.
Como identificar problemas no sinal do wi-fi
O sinal de wi-fi consegue atravessar vários obstáculos, porém a cada obstáculo atravessado, o sinal fica mais fraco.
Alguns fatores podem atrapalhar a propagação do sinal de wi-fi:
– Paredes grossas
– Espelhos
– Árvores
– Aquários
Além disso, outros dispositivos trabalham na mesma frequência que o roteador, 2.4ghz e 5ghz, tal como micro-ondas e câmeras wi-fi. Os equipamentos que trabalham na mesma frequência podem gerar interferência, deixando a conexão mais lenta.
Como melhorar o alcance do sinal de wi-fi?
Para melhorar o alcance, várias soluções podem ser adotadas.
Local do roteador
Em alguns casos, o roteador não foi instalado no melhor local da residência. Ao ser instalado em quartos distantes ou atrás de móveis, o sinal do wi-fi é prejudicado.
Sendo assim, o recomendado é reposicionar o roteador em um melhor local de sua residência, para um local mais próximo a onde será feito o acesso da rede wireless.
Canal de transmissão
O sinal de wi-fi trabalha com canais de transmissão, que são uma subdivisão da frequência principal de 2,4ghz. Dois roteadores trabalhando no mesmo canal de transmissão pode gerar lentidão e diminuir o alcance do wi-fi.
Geralmente, os roteadores possuem 11 canais de transmissão, caso você possua outros roteadores em sua residência pode ser necessário a configuração de canal em seu equipamento, para que cada roteador trabalhe em uma frequência diferente.
Roteador adicional
Caso o local seja muito grande e somente 1 roteador não consiga atender toda a fazenda, o mais recomendado é a instalação de outro roteador. A instalação deve ser feita com um cabo de rede conectando o primeiro ao segundo roteador, garantindo a máxima velocidade da internet nos dois roteadores.
Uma boa solução para um roteador adicional é utilizar a tecnologia mesh. Essa tecnologia permite que seja adicionado outros roteadores adicionais, porém mantendo o mesmo SSID (Nome da rede wi-fi), facilitando o uso do usuário final, pois não será necessário selecionar qual a rede com intensidade de sinal mais forte.
Repetidor wireless
Uma última opção, seria o uso de um repetidor wi-fi. Esses equipamentos possuem várias limitações e só devem ser usados onde não se tem infraestrutura para internet cabeada.
O repetidor, nem sempre se consegue alcançar a máxima velocidade contratada da internet, o que pode ocasionar uma conexão mais lenta.
Conclusão: Melhorar sinal do wi-fi na fazenda
Abordamos algumas estratégias para melhorar o sinal do wi-fi em sua residência e sua fazenda.
Ao implementar essas soluções é possível ter uma rede wireless estável e confiável.
Se persistir alguma dúvida, solicite nosso suporte técnico que estaremos prontos para te atender.